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O QUE É SEGURO?
Contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinados eventos ou por eventuais prejuízos.
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O QUE É BÔNUS?
Bônus é um desconto progressivo que é dado para o segurado que reduz o preço do seu seguro, caso o mesmo não apresente nenhum sinistro para indenização durante a vigência da apólice.
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O QUE É FRANQUIA?
É o valor pago pelo segurado no sinistro de perda parcial. No caso de perda total ou sinistro com terceiros, o segurado não contribui com esse valor.
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O QUE É SINISTRO?
É a ocorrência de prejuízo ou dano (colisão, incêndio, acidente, roubo etc.) em algum bem segurado.
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O QUE É ENDOSSO?
É o documento emitido pela seguradora comprovando alterações na apólice (substituição do veículo, inclusão de acessórios, aumento da importância segurada etc).
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O QUE É SUBSCRIÇÃO?
Processo de exame, resultando na aceitação ou rejeição do risco proposto ou classificação dos riscos selecionados para a formação do preço adequado. Toda seguradora possui sua política de subscrição própria.
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O QUE É INDENIZAÇÃO?
É o valor pago pela seguradora ao beneficiário em caso de sinistro, indenizando-o pelo prejuízo sofrido.
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O QUE É PRÊMIO?
Prêmio é o valor pago pelo seguro contratado, é quanto vale o seu seguro.
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O QUE SÃO COBERTURAS?
São os riscos contratados pelo segurado que estão expressos na apólice de seguro. Nas apólices de automóveis as coberturas mais comuns são:
• Compreensiva: cobertura contra incêndio, roubo e colisão sofridos pelo veículo;
• Incêndio/Roubo: cobre somente danos causados por incêndio ou roubo do veículo;
• Incêndio/Colisão: cobre somente danos causados por incêndio ou colisão do veículo;
• Responsabilidade Civil Facultativa: a responsabilidade civil do proprietário ou do motorista (autorizado) está coberta até o limite especificado na apólice e cobre danos causados a terceiros, sejam eles corporais ou materiais.
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O QUE É PERFIL DO CONDUTOR?
Pelas estatísticas existentes nas seguradoras, é possível diferenciar o preço ou até mesmo não se aceitar o risco, em função do perfil do condutor. Portanto, a existência do perfil, aliada a outros fatores, tipo: modelo e ano de fabricação do automóvel, local de maior circulação do veículo, etc, permitem a melhor seleção do risco e uma melhor "precificação" do seguro.